Aí alguém me disse:
Pense melhor, pode melhorá-lo
Faça as alterações que julgar necessárias
Criação de Marca
A criação de uma marca, exige um conceito. Criar o conceito para uma marca pode envolver um roteiro de como foi o processo e quais os resultados positivos conseguidos por uma determinada empresa.
Uma marca deve consolidar a identificação e autenticidade de um produto/serviço, e expressar os valores e os atributos de uma empresa. Estes pontos somados às características de design e cores geram uma personalidade própria da empresa, sendo possível atribuir, até mesmo, emoções humanas.
De acordo com Aaker (1996), uma identidade e uma posição de marca bem concebidas e implementadas trazem muitas vantagens à empresa:
Melhoram a memorização da marca;
Orientam a estratégia de marca;
Proporcionam a expansão da marca;
Geram uma vantagem competitiva;
Dão significado à organização;
Propiciam uma posição sólida em relação a concorrência;
Criam um símbolo para as estratégias de comunicação.
Depois de criada, uma marca deve ser posicionada. O posicionamento da marca é aquilo que os publicitários querem que a marca represente no mercado e na mente do consumidor (Randazzo, 1997, p.47).
O posicionamento da marca baseia-se naquilo que o produto/serviço oferece, tal como seus atributos físicos, comparados a seus competidores;
O posicionamento perceptual define como a marca se posiciona na mente do consumidor e inclui o posicionamento de mercado, sem se limitar a ele.
O posicionamento da marca tem como ênfase as características que distinguem uma empresa de seus competidores, e a torna atraente para seu público. O posicionamento é crucial, uma vez que as escolhas dos clientes são feitas numa base comparativa, e um produto só será escolhido se condizer com as preferências do consumidor.
Para se consolidar uma marca ambiental, é preciso associa-la a determinados valores, como qualidade, amiga do meio ambiente, socialmente responsável, etc.; este é um fator que será levado em consideração, na tomada de decisão por parte do público-alvo, e pode tornar-se uma característica ainda mais valorizada que o próprio produto ou serviço da organização (Dias, 2007).
Uma marca ambiental é definida por um conjunto específico de atributos e benefícios, relacionados à redução de impactos ao meio ambiente e sua percepção do que é um ambiente saudável. Há seis origens distintas para marcas ecológicas (Dias, 2007):
Nomes de pessoas (Ex.: Jacques Cousteau, Chico Mendes),
Nomes de localidades (Ex.: Amazônia, Pantanal),
Nome de espécimes da flora e fauna (Ex.: urso panda, arara-azul),
Associações positivas (baseado em histórias ou lendas),
Nomes de marketing (selos ecológicos);
Nomes de organizações.
Marca Denpec
Aí alguém me disse:
Pense melhor, pode melhorá-lo
Faça as alterações que julgar necessárias
E todo dia eu o observava, pensando no que poderia ser melhorado. Mas você já veio com tanto de mim...
O logo
Significado: Pensar fora da caixinha. Uma caixinha a ser construida, uma caixinha que é composta por várias outras, e acima de tudo uma caixinha que é interconectada, formada por parcerias. Porque pensar em sustentabilidade é pensar fora da caixinha.
Tons de verde:
da natureza e da vida
do meio ambiente
da sustentabilidade
da esperança
da liberdade
da juventude eterna
É minimalista:
Mas não é simples
É sofisticado
Equilibrado
Enigmático
Futurista
A marca
Conceito da marca
Objetividade:
Simples
Concisa
Fácil memorização
Rápida
Contar uma história:
Denpec é o anagrama de Denise Pereira Curi. Foi sugerido pelo meu primeiro marido, de quem herdei o sobrenome Curi, há uns 20 anos.
Na época, eu precisava montar uma empresa de formação para executivos, e um site.
DEN = Desenvolvimento
PE = Profissional
C = Consultoria empresarial
e assim ficou...
Cor:
A cor azul, que eu gosto muito, está relacionada a harmonia, tranquilidade e serenidade. Ela fornece confiabilidade e honestidade. É uma cor que estimula a criatividade, e se relaciona ao meu signo (Aquário) e ao ascendente (Sagitário) – momento zen!
O slogan
Não se oferece algo que não se pode entregar.
Com objetividade e sem enrolação, neste espaço pretendo trazer notícias sobre: sustentabilidade na era digital.
Sustentabilidade porque além de ser minha paixão é o core do negócio. Aqui a sustentabilidade é entendida a partir do tripé do Desenvolvimento Sustentável: social, ambiental e económico, que estão interligados. Neste contexto, a preocupação com os aspectos econômicos de uma organização faz parte da sustentabilidade.
Na era digital, porque estamos vivendo uma era cada vez mais digitalizada e cada vez mais voltada às novas tecnologias. A digitalização traz consequências sociais, ambientais e econômicas
A era digital trouxe muitos benefícios para o meio ambiente como por exemplo, o home office, que economiza na emissão dos combustíveis fósseis; a economia de papel; a redução dos deslocamentos desnecessários; a velocidade da informação. Mas também que pode gerar alguns impactos, principalmente, em relação ao descarte dos equipamentos electrónicos que vão se tornando obsoletos.
A era digital trouxe a inclusão social, a inclusão na educação, e a inclusão profissional. Mas... também carrega consigo as Fake News, o bullyng digital, e a segurança (ou a falta dela) nos canais virtuais.
Na era digital a informação se propaga de uma forma mais veloz, atinge lugares remotos e gera mais conhecimentos.
Devemos aproveitar todos os benefícios da era digital para cuidarmos da sustentabilidade. Não teremos uma segunda chance!
vvvv